Um olhar sobre a Pastoral da Comunicação


Iniciemos nossa trajetória sobre o significado e a abrangência da Pastoral da Comunicação (PASCOM), a partir da compreensão proposta por Ir. Élide Fogolari e Rosane Borges:

"O que é Pascom? É comunhão, é ligação entre todas as atividades, pastorais, movimentos, associações que existem na comunidade, bem como com os meios de comunicação fora dela (jornais de bairro, rádios comunitárias etc.). Ela não é "mais uma" pastoral, mas é a que dá comunhão, pulsação nas atividades e na existência da comunidade. É a presença efetiva de toda a comunidade nos processos comunicacionais.

O que não é Pascom? Só um boletim, um mural, página de internet etc., não é Pastoral da Comunicação, mas são formas utilizadas pela pastoral. Muitas vezes se reduz a Pascom a um desses meios, o que significa prejuízo da qualidade de um trabalho. Todos os meios de comunicação que a comunidade possui devem estar abertos aos demais.

Por que ter uma Pastoral da Comunicação em sua comunidade? Para fortalecer a comunhão, para que todos tenham conhecimento e possam participar dos eventos da comunidade. Para dinamizar e tornar mais vivas e participativas as celebrações. Para divulgar a paróquia para dentro e fora dela. Para chegar mais perto das pessoas, saber utilizar a linguagem adequada para cada meio, para cada tipo de participante, enfim para levar a Boa Nova a todos sem distinção, sem separação, sem medos, sem preconceitos.

O Estudo da CNBB n. 75 apresenta a seguinte definição:

"A Pastoral da Comunicação é a pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso dos recursos e instrumentos da comunicação. Não é uma pastoral a mais, mas aquela que integra todas as demais pastorais".

Ainda no número 48, o estudo torna nítida a missão da Pascom: "A Pascom perpassa, pela própria razão de ser, as ações das demais pastorais, animando-as e colocando-se a serviço, tendo como referencial programático a Pastoral de Conjunto".

Portanto, o objetivo da Pascom, situa-se no limiar da integração, da interação, da proposta de ser caminho para a comunhão. A Igreja, enquanto sinal da presença viva de Jesus Cristo, sacramento da união entre Deus e os homens, congrega em si a missão de comunicar a Palavra de Deus e proclamar o Reino de Deus. É sacramento eficaz de salvação, e sua missão evangelizadora é autentica quando conduz a humanidade à comunhão.





Jesus Cristo modelo de comunicador

A evangelização implica uma opção por Jesus Cristo modelo de comunicador, imagem da nova humanidade. Em Cristo nos é revelado a "Imagem do Deus invísivel" (Cl 1,15). É o Pai que nos revela o seu amor por intermédio da encarnação.

A encarnação de Jesus representa a presença de Deus em nosso meio, de forma terna e carinhosa, torna-se Deus conosco, e assinala a plenitude da comunicação entre Deus e o homem.

Em Jesus, a comunicação é próxima, e busca a comunhão total porque "Jesus Cristo é a empatia de Deus com o homem e do homem com Deus" (1). A revelação expressa a comunicação viva e presente do Deus que é Amor. Tudo caminha para a comunhão, frente s situações, nossa resposta deve inspirar-se em Cristo, em comunhão com o Pai e com os irmãos.

O anúncio da Boa Nova representa a missão de Cristo confiada a todos os cristãos convidados a participar e a ser comunidade. O compromisso estendido aos homens de boa vontade intima-nos a sermos testemunhas do Reino e a entregarmo-nos ao trabalho evangelizador tendo em Cristo um companheiro e sinal autêntico da verdade. Participar é necessário, sendo presença fiel: "A participação resulta assim um caminho para a comunhão e, por isso mesmo, uma forma de comunicação: dessa comunicação de vida e amor que se realiza mediante as obras" (2).





A Trindade como fundamento de comunicação

A Santíssima Trindade reflete a comunhão entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Diante da Santíssima Trindade a ação comunicativa ativa a comunhão perfeita. A Trindade é agente da comunicação que anima a Igreja e a torna vivificada e emissora do amor. "O Espírito Santo é agente da comunicação intra-trinitária: amor e comunhão; da comunicação extra-trinitária: o dom; da comunicação intra-eclesial: animador, alma da Igreja, da comunicação extra-eclesial missionária a missão" (3).

A missão da Igreja é animada pela presença do Espírito Santo que comunica o amor e nos impulsiona a evangelizar. Pentecostes revela o Espírito e incentiva os cristãos a testemunharem fazendo-se participes deste momento. Assim através da Igreja o Espírito Santo continua se manifestando e constituindo a prova evidente do Deus-Amor, que através da sua Palavra nos estimula a vivermos em comunidade e a sermos guiados por seu espírito de sabedoria.





Segundo a Ir. Vera Bombonato: "A Pastoral da Comunicação fundamenta-se na Trindade, concretiza-se no seguimento de Jesus, Comunicador Perfeito, e vai se expandindo até atingir o universo inteiro, com o objetivo de anunciar a Boa-Nova a todos. A Pastoral da Comunicação tem como centro a pessoa, a mensagem e a prática de Jesus, Comunicador por excelência. A Trindade é o fundamento sobre o qual deverá ser construída a Pastoral da Comunicação para que seja como casa construída sobre a rocha que resiste ao vento das dificuldades e dos possíveis fracassos. Somente se estiver centrada na pessoa, na prática e nos ensinamentos de Jesus, o Filho amado do Pai, e no seu seguimento, vivido na força do Espírito, a Pastoral da Comunicação produzirá preciosos e abundantes frutos".





Referências
BOMBONATTO, Vera Ivanise. Evangelizar é Comunicar: fundamentação bíblico-teológica da Pastoral da Comunicação. SP: Paulinas, 2009. (Coleção Pascom)
FOGOLARI, Élide Maria & BORGES, Rosane da Silva. Novas fronteiras da Comunicação: diretrizes e propostas de atuação. SP: Paulinas, 2009. (Coleção Pascom)


(1) DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO CELAM.Comunicaçao, missão e desafio, manual de pastoral da comunicaçao social. Op. Cit. P. 170.
(2) Idem. P. 173.
(3) AGUIRRE, Jesús Maria. & SIERRA, Luis Ignacio. Reflexión teológica sobre la comunicación. En: Comunicación, mision y desafio, manual de pastoral de la comunicación. 2. ed. Bogota, CELAM, 1997. p. 134.



Pastoral da Comunicação
Arquidiocese de Ribeirão Preto - 2013